Translate

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish

Cursos on line

10.11.09

Muleque Sacana - Cultura Brasileira

Desde criança inspirado também por uma das versões do sitio do pica pau amarelo (Grande Monteiro Lobato) esta em questão de 1977, onde quem representava a Narizinho era Rosana Garcia e a Emilia por Dirce Migliaccio.
(nota: O apelido do narizinho autor deste blog, além de uma conotação ao tamanho do seu nariz, veio de uma brincadeira em relação a personagem Narizinho desta série)


Monteiro Lobato (1882 - 1948)  criou um mundo de fantasias misturando o mais puro lúdico com as crendices populares, misturando mitologia e imaginação onde tudo era possivel seja nas aventuras da boneca Emilia, seja travessuras de Pedrinho e Narizinho,  mas um personagem é ainda mais tocante, ainda mais brasileiro, dentre todos o mais arteiro, sem deixar de ser correto (algumas vezes) um menino negro (afro-decendente) deficiente fisico, fumante e mitico: O sací.

Nas velhas mitologias e contos tradicionais e porque não dizer culturais relata que o sací é um ser que protege a natureza do "Homem Civilizado" (Homem Branco - termo mais usado) que mata os animais e destroe a mata, porém, o sací prega peças nas pessoas (independente de etinia) esconde coisas, faz se perder nas trilhas, cria "ilusões", mas é um personagem querido pela cutura nacional, por muitas vezes representar um pouco do sofrimento aos africanos escravizados (e seus decendentes) no decorrer da História Brasileira.

E venho hoje (atrasado) escrever sobre este personagem para vocês amigos do Pensamentos Urbanos, um pedido da nossa amiga e autora Helena (Top 10.. mas é 1000) que gostaria (e pediu) para ser publicado no dia 31 de outubro, e, infelismente não consegui postar (confesso que nem pesquisar) isso devido ao meu aniversário ser no dia 02 de novembro (finados) que caiu em uma segunda feira, devido a este fato (26 anos não é todo dia) separei o final de semana prolongado para comemorar. Considerando meu estado etílico durante o final de semana eu acredito que tenha pesquisado, mas infelismente sem raciocínio lógico para escrever (poderia sair coisas "não" legais de postar) então hoje cumprindo o pedido da nossa Helena trago-lhes o Sací Urbano.




Em minhas navegações urbanas ao redor e por dentro desta cidade onde vivo, ja me deparei com muitos grafites gosto desta forma de expressão e a alguns anos atrás se não me engano no bairro da Lapa (ao pessoal do Rio: a nossa Lapa não tem bondinho, mas tem trêm e é tão bela quanto) ví um sací em uma parede, lembro que comentei com os meus amigos presentes que tinha gostado da idéia, então anos foram passando e algumas vezes me deparava com um sací pintado na parede, então um tempo atrás ví na tv um rapaz grafitando o sací em uma parede e um escrito enorme:
  Sací Urbano (imagem acima)



Sabe quando da um estalo na mente e você pensa, porque não postar sobre isto no Pensamentos Urbanos? Sim de lá pra cá vim pesquisando também o sací e suas histórias, descobri coisas como porque o sací só tem uma perna? Ao norte do país onde acredita-se que ele perdeu a perna lutando capoeira e que sua origem pode estar na mitologia dos indios do Sul do país.
Cativante este personagem mistura em seus detalhes todas as facetas do Brasil nestes ultimos 500 e poucos anos, ele é um personagem que tem a nossa alma, lógicamente que tal personagem não poderia também deixar as grandes cidades, dizem que ele veio para São Paulo depois que escutou um papagaio que foi libertado pela policia (trafico de animais ainda existe, DENUNCIE) que aqui era uma selva de pedra o que levou o sací mudar de gorro e pito  para cá
Veja esta imagem do Sací Urbano esperando o ônibus (LOTADO):

Repare quando estiver parado no trânsito, uma hora em qualquer parede pode estar o Sací Urbano e se você não respeita as regras de cidadânia e respeito o sací urbano pode mostrar também o lado sacana deste personagem, quem sabe não some aquela pequena pílula azul que escondia com tanto carinho....ou quem sabe aqueles ultimos 10 centavos para pagar o ônibus (LOTADO) da volta pra casa?
Mas como também ele pode acabar pregando peças em você, coisas do tipo, por algum motivo (sem explicação) o farol fica vermelho para você por mais de 5 minutos, as filas de carros ao lado andam mais depressa, um pum misterioso que infesta todo o ônibus (LOTADO), ou coisa parecida...
Mas o sací é um personagem gente boa, gosta das pessoas, mas não aceita injustiças e de certa forma parece ainda mais brasileiro em suas facetas, o sací é tupiniquim, é africano, é muluque e mais que tudo o sací é Brasileiro!
31 de outubro - Dia do Sací


Todas as imagens do Sací Urbano foram retirados do blog: www.eosaciurbano.wordpress.com/

O sací deu uma tremenda festa na qual até as bruxas americanas foram convidadas, a festa foi a fantasia rolou até finados, onde todos em cinzas ainda curtiram (pelo menos) em São Paulo uma tarde quente mas muito agradável.
Não poderia deixar de postar uma musiquinha para vocês:



Um abraço a todos vocês amigos e leitores do Pensamentos Urbanos.

1 Comentário:

Daniel disse...

O saci tem seguidores com Associação e tudo, muitos dizem vê-los diáriamente. Monteiro Lobato foi um dos maiores escritores brasileiros, deixando um riquíssimo material. Um abraço.

http://submundosemmim.blogspot.com

Postar um comentário

Obrigado por dividir conosco seus Pensamentos

De onde vem os Pensadores

Direitos Autorais

Creative Commons License Pensamentos Urbanos esta licenciado por Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License. Todo conteudo pode ser copiado, desde que mencionado a fonte. Obrigado

De onde vem?

http://www.lojadascanecas.com.br/Parceiro.asp?CodParceiro=2108

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO