Translate

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish

Cursos on line

18.9.09

Campanhas e Pensamentos Urbanos

Meus amigos recebi ontem via Twitter (@pensaurb) um convite para uma manifestação dia 22/09/09 realizada pela organização SOS Mata Atlântica, que será um dia de Praia nas magens do Rio Tietê. E como assim praia, rio Tiête qual a ligação?

Para resumir preferi reproduzir o texto encontrado na pagina da SOS Mata Atlântica (Clique Aqui):

A Fundação SOS Mata Atlântica realiza, em 22 de setembro, dia do Rio Tietê, das 9h às 12h, a “Praia do Tietê”, que tem o objetivo de celebrar a data e o sonho dos paulistas e seus esforços para despoluir o rio e reintegrá-lo ao cotidiano das cidades por onde passa, ao longo dos seus 1.100 quilômetros, em especial no trecho da Marginal na cidade de São Paulo. Na ocasião, a Fundação reunirá cidadãos para tomar sol nas margens do rio entre as pontes das Bandeiras e Cruzeiro do Sul. “Queremos que o rio Tietê volte a ser o cartão postal de São Paulo, como ocorre nas metrópoles em muitos países, que as pessoas tirem fotos, resgatem monumentos históricos como a Ponte das Bandeiras e, acima de tudo que possam desfrutar do convívio com os nossos rios. Venha celebrar conosco essa oportunidade”, convida Mario Mantovani, diretor de mobilização da SOS Mata Atlântica. A data também marca o Dia Mundial Sem Carro e conta com a participação do Movimento Nossa São Paulo.

O local tem sido palco das ações de mobilização da sociedade para recuperação do rio desde o início da campanha pela despoluição em 19912, quando a SOS Mata Atlântica em parceria com a Rádio Eldorado reuniu 1.200.000 assinaturas num abaixo-assinado entregue ao Governo do Estado de São Paulo. Dessa vez, contará com um complemento especial nos canteiros às margens do rio, onde serão colocados guarda-sóis, cadeiras e esteiras para os banhistas e ciclovia. A ação visa chamar a atenção da sociedade para a responsabilidade de todos e para atitudes individuais e coletivas que podem ser tomadas para a recuperação da qualidade da água dos rios e córregos da bacia hidrográfica do Tietê na Região Metropolitana.

O projeto de despoluição do rio Tietê teve início em 1993 e está entrando na sua terceira etapa. No trecho do rio que compreende a Capital, ao longo das Marginais, poucos avanços são percebidos por quem transita ou vive nessa região, mas um dos maiores incômodos causados pelo odor já diminuiu significativamente, a ponto de possibilitar a realização de performances como essa e o planejamento de ações integradas de transporte público com navegação, ciclovias e parques lineares junto às margens do rio.

A “Praia do Tietê” é realizada por meio do programa Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, voltado à mobilização social para gestão integrada da água e da floresta, fortalecimento e aprimoramento de políticas públicas e campanhas do setor, e onde estão inseridos os projetos relacionados ao tema água, como o Núcleo União Pró-Tietê que nasceu em 1991, consolidou-se como ferramenta de mobilização no setor de recursos hídricos e possibilitou o inicio das atividades de educação ambiental e mobilização ligadas ao tema água em rede social, como o ‘Observando os Rios’, metodologia composta por kits de monitoramento da qualidade da água utilizada hoje por mais de 300 grupos de monitoramento de água no Rio Tietê e outras bacias hidrográficas. Entre suas atividades estão cursos, campanhas e publicações como Observando o Tietê (2004) e Diagnóstico e Caracterização por Percepção de Bacias Hidrográficas (2005). Os monitoramentos realizados pelo projeto podem ser consultados pela internet, no Atlas da Mata Atlântica, disponível nos portais www.sosma.org.br e www.rededasaguas.org.br.

Fonte: SOS MATA ATÂNTICA (Clique Aqui)


Então fica a dica para todos aqueles que como eu gostariam de ver o nosso Rio Tiête Limpo, tal como a cidade inteira. E aproveitando a deixa vou fazer um comunicado importante, hoje pela manha lendo o Metrô News (Clique Aqui), lí uma noticia interessante e semelhante a nossa campanha "Eu quero a Cidade Limpa", organizada pela ONG Educa São Paulo uma exposição denominada "Cidade Suja" que será montada na Pça da Sé entre os dias 26-31 de outubro, esta exposição será uma forma de protesto montada com a ajuda de todos, basta enviar uma foto tirada do lixo para cidadesuja@ig.com.br até dia 10 de outubro, porém, deve haver informações do local horario e data em que foram tiradas, também deve haver no campo de email as informações de quem enviou como Nome, idade, estado civil e endereço. Todos que participarem ganharam um diploma de "Conciência Limpa" em reconheçimento ao exercicício de cidadania.
A exposição faz parte de um concurso chamado "Revele o Lixo" e dá uma olhada a descrição encontrada nas folhas do Metrô News:
Em uma cidade onde o lixo esta entulhado em todo canto, nunca foi tão fácil participar da "Revele o lixo". Basta o municipe clicar as melhores imagens da "lixarada" - quem sabe até um ratinho fazendo pose - e enviar para cidadesuja@ig.com.br até 10 de outubro. A participação é gratuita.

Como nós do Pensamentos Urbanos também somos interessados em recolher fotos, para a nossa campanha "Eu quero a Cidade Limpa" faremos o seguinte, as fotos que nos forem enviadas, iremos re-encaminar também a campanha da ONG Educa São Paulo, como uma manifestação de apoio.

2 Comentários:

Fernando Matias disse...

Tambem vi essa materia no metrô news hoje, achei muito interessante vou andar com minha camera para capturar essas fotos mas ta facil de mais, pra qualquer que seja o local que vc mire a lente vc enquadra o lixo, só falta o rato fazer pose para a foto mesmo kkkkk

w1618.blogspot.com

Cris disse...

Ola amigo Atila! Passando pra ver como anda os seus "pensamentos"!

Boa semana pra ti!

Postar um comentário

Obrigado por dividir conosco seus Pensamentos

De onde vem os Pensadores

Direitos Autorais

Creative Commons License Pensamentos Urbanos esta licenciado por Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License. Todo conteudo pode ser copiado, desde que mencionado a fonte. Obrigado

De onde vem?

http://www.lojadascanecas.com.br/Parceiro.asp?CodParceiro=2108

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO