Translate

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish

Cursos on line

26.8.09

Quebrando o silêncio

"Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a"
Autor: Johann Goethe

Sapeando pela rede social Dihitt (Clique Aqui) me deparei com uma campanha interessante do pessoal da Igreja Adventista chamada Quebrando o Silêncio (Clique Aqui), no qual defendem a denucia de casos de abuso sexual e violência contra criança, obviamente sou favoravel que haja denuncias, quanto mais denuncias, maior será o combate a tal crime. E em um manifesto de apoio a campanha (muito digna e bela) vim falar um pouco sobre violência contra a criança.
Pastor Adolfino do blog Inspirações Matinais (Clique Aqui) deu o primeiro passo convocando os amigos a participar e a idéia tomou uma forma interessante; E por tal iniciativa venho convidar a todos os leitores a participar da campanha, fazendo postagens falando sobre esta situação e Quebrando o Silêncio. Pastor, apesar de não ter vinculo com nenhuma igreja ou doutrina acredito que tais ações e iniciativas são louvaveis e apoio. Muito Obrigado por ter me dado a oportunidade em conheçer o projeto.
Pedofilia

Sinônimo:
abuso de menores, incesto, molestação de menores

A Pedofilia é um transtorno parafílico, onde a pessoa apresenta fantasia e excitação sexual intensa com crianças pré-púberes, efetivando na prática tais urgências, com sentimentos de angústia e sofrimento. O abusador tem no mínimo 16 anos de idade e é pelo menos 5 anos mais velho que a vítima.
O abuso ocorre em todas as classes sociais, raças e níveis educacionais.
A grande maioria de abusadores é de homens, mas suspeita-se que os casos de mães abusadoras sejam sub-diagnosticados. Existem 4 faixas etárias de abusadores:
  • jovens até 18 anos de idade, que aprendem sexo com suas vítimas
  • adultos de 35 a 45 anos de idade que molestam seus filhos ou os de seus amigos ou vizinhos
  • pessoas com mais de 55 anos de idade que sofreram algum estresse ou alguma perda por morte ou separação, ou mesmo com alguma doença que afete o Sistema Nervoso Central
  • e aqueles que não importa a idade, ou seja, aqueles que sempre foram abusadores por toda uma vida
O sexo praticado com crianças geralmente é oro-genital, sendo menos freqüente o contato gênito-genital ou gênito-anal.
As causas do abuso são variáveis. O molestador geralmente justifica seus atos, racionalizando que está ofertando oportunidades à criança de desenvolver-se no sexo, ser especial e saudável, inclusive praticando sexo com a permissão desta. Pode envolver-se afetivamente e não ter qualquer noção de limites entre papéis ou de diferenças de idade.
Quando ocorre dentro do seio familiar (o abusador é o pai ou padrasto, por exemplo), o processo é bastante complicado. Normalmente interna-se a criança para sua proteção, e toda uma equipe trabalha com o clareamento da situação. Por vezes, a criança é também espancada e deve ser tratada fisicamente. A família se divide entre os que acusam o abusador e os que acusam a vítima, culpando esta última pela participação e provocação do abuso. O tratamento, então, é inicialmente direcionado para a intervenção em crise.
Depois, tanto a criança, quanto o abusador e a família devem ser tratados a longo prazo.
Devido ao fato de abuso de menores ser um crime, o tratamento do abusador torna-se mais difícil.
As conseqüências emocionais para a criança são bastante graves, tornando-as inseguras, culpadas, deprimidas, com problemas sexuais e problemas nos relacionamentos íntimos na vida adulta.
Fonte : ABC da Saude (Clique Aqui)
De tempos pra cá, nos jornais e internet todos os dias temos mais uma noticia de pedofilia, de agressões contra criança e mulher e geralmente nos chocamos com tais noticias, nos põe em um questionamento sobre como alguém faz barbaridades desta forma, porque ninguém fez nada para impedir e a cada dia que passa nos tornamos juizes destas situação, claro que na maioria das vezes nem pensamos na possibilidade de isso acontecer dentro de nossas casas, talvéz até mesmo com nossos filhos.
Uma conciência mais clara e uma conversa franca com nossos filhos pode evitar que algo desta natureza aconteça e na pior das possibilidades para que a criança tenha ao minimo confiaça de nos contar o que esta havendo.
Cada pessoa, homem, mulher, criança merece ser tratada com respeito e atenção. Não importa o quão nova ou velha seja, merece estar protegida de danos por aqueles que vivem com elas, que delas cuidam ou com quem entra em contato no dia-a-dia.
Igreja Adventista (Clique Aqui)
Outro ponto forte é a exploração sexual de crianças e adolecentes, muitos pais que deveriam seguir o conselho acima e tratar seus filhos com respeito e dignidade seguem para um outro lado e permitem e exploram a sexualidade de seus filhos, neste caso as meninas sofrem mais porque são obrigadas a começar suas vidas sexuais sem o direito de escolher com quem gostaria e da forma como quem paga quiser. Claro que aqueles que pagam para ter relação sexual com crianças e adolêntes é tão criminoso quanto aquele tio que abusa dos sobrinhos quando o irmão (a) não esta em casa, como aquele que guarda em seu computador fotos e videos de suas vitimas durante, antes ou depois.
Quebrar o silêncio para meu entendimento é abrir os olhos e notar que isto é uma doença social que diz respeito a todos, afinal, todos somos responsáveis pelas crianças, mesmo que não tenhamos filhos, já que estas crianças serão os adultos de amanha.
Os maus-tratos e abuso contra a criança é o terceiro crime mais denunciado no Disque-Denúncia em São Paulo. Em 2005, foram registradas 4.603 ligações sobre algum tipo de abuso. O índice só perde para denúncias sobre porte de entorpecentes (5.374 ligações) e tráfico de drogas (39.441).
Fonte: Folha de São Paulo (Clique Aqui)
Tudo o que fazemos para nossas crianças se refletirá no futuro delas, cada momento em que passamos juntos estamos ensinando a elas como ser, em como agir então cabe a nós ensinar como ser e agir para que elas não se tornem amanha ou depois pedófilos ou exploradores sexuais (bem como tiranos). E puxo a nós tal responsábilidade por acreditar num futuro bom para nossas crianças, mas isso somos nós que devemos plantar.
A infancia é uma fase de aprendizado, de divertimento e de formação, se não temos estrutura para atender os requisitos básicos nem filhos deveriamos ter.
Tome cuidado, abra teus olhos e caso souber de algum caso de violência, abuso sexual contra uma criança (ou qualquer um que seja) Quebre o Silêncio. Vamos combater a impunidade em nosso pais mostrando que a força esta nas nossas mãos e depende de nós garantir que exista um futuro.

Obrigado a todos, deixem seus pensamentos sobre o tema, sua participação é muito importante.
Atila City
Pensamentos Urbanos

7 Comentários:

Valéria de Oliveira disse...

Nunca se ouviu falar tanto neste tema nestes tempos... Pedofilia é sem dúvida um disturbio horroroso...

Bj

exoticlic.com disse...

pedófilo, estuprador tem que se foder e mto sim fala sério ambos os casos não vem, não podem vir de uma pessoa com uma saude mental equilibrada!

bjos amigo!

Atila disse...

Obrigado meninas, Valeria o tema é serio e dia 31 vai rolar a blogagem coletiva abordando vários aspectos da violência doméstica.
Ferrocxia meu anjo, concórdo com vc por isso só pode vir de pessoas com problemas, mas temos por obrigação denuncia-los afinal, ambas as praticas estupro e pedofilia são crimes.
Mais uma vez obrigado pela participação

Altemar Rocha disse...

Um pedófilo pode estar em qualquer lugar comum, principalmente dentro de casa com a própria família.
Quem lida com crianças, principalmente mães e professores devem procurar identificar qualquer anormalidade em crianças e adolescentes.
Olha, ótimo tema. Todos devem ser conscientizados de "Quebrar o silêncio".
Só um alerta: Jamais tentar fazer justiça com as próprias mãos.
Já vi caso em que a filha adolescente mentiu a respeito de seu pai e depois disse que foi porque estava com raiva dele.
Parabéns a todos que atenderam a essa iniciativa do qual quero ser adepto também.
Forte abraço.

Altemar Rocha disse...

Só mais uma coisa, se me permite.
O mais revoltante são os pedófilos que praticam esse crime em série, fazendo diversas vítimas.
Também os profissionais, que fazem disso uma fonte de renda.
A esses prisão com pena máxima. Não tem perdão.

PensaUrb disse...

Altemar meu caro amigo, e pra piorar a situação poucos ainda são denunciados.
Vamos tentar realmente conciêntizar mais pessoas a denunciarem esses crimes.
Nossa sociedade ja sofre de mais e podemos evitar algumas coisas, e a conciência nasce de dentro. Portanto, este é um motivo para ajudarmos nesta campanha, começar de dentro e se eu puder evitar 1 unico caso graças a uma postagem, ja me sentirei satisfeito.
Obrigado pela participação

saudepelasplantas disse...

Infelizmente temos visto esse crime entranhado em todas as esferas de nossa sociedade. E os que se insurgem contra esse mal são ameaçados, como temos visto através do trabalho do Senador Magno. Parabéns pelo belo post.
Um abraço,
Edilza

Postar um comentário

Obrigado por dividir conosco seus Pensamentos

De onde vem os Pensadores

Direitos Autorais

Creative Commons License Pensamentos Urbanos esta licenciado por Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License. Todo conteudo pode ser copiado, desde que mencionado a fonte. Obrigado

De onde vem?

http://www.lojadascanecas.com.br/Parceiro.asp?CodParceiro=2108

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO