Translate

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish

Cursos on line

24.8.09

Acasos e politicagem

Bom meus amigos, ontem ao assistir a nossa Tv Global (Rede Globo) mais precisamente o programa Fantástico vi uma noticia interessante falando de um foragido da Justiça Brasileira, o caso de Hosmany Ramos, que esta preso na Islandia e pretende ficar por la e se tornar um escritor.
Um criminoso foragido e que ainda fez questionamentos sobre o sistema carcerário e que ainda corre o risco de ser solto e gozar da liberdade em um pais de primeiro mundo, politizado e aparentemente menos corrupto. Bem vamos ao ponto que me chamou atenção, este cara Hosmany Ramos foi preso em 1981 (em plena ditatura né?) condenado à 53 anos por roubo de aviões, porém, já cometeu assassinatos e tráfico internacional de drogas. Claro que sou favorável que cumpra uma pena justa e exemplar por seus crimes, mas o caso dele me fez lembrar de um outro personagem que esta em um quadro semelhante, alguém se lembra do caso Batisti? (Este autor é favorável a extradição dele para Itália e este blog fez campanha para isso.)
Em ambos os casos, são fugitivos e ambos estão com seus destinos cruzados irônicamente por um mesmo fator, ambos escrevem livros, e devem ter bastantes histórias para contar. No caso do Brasileiro Hosmany, nossa rede globo pende a extradição como podemos ver na matéria (Clique Aqui) e existe um intesse de nossa justiça em extradita-lo.
Mas uma questão em minha mente se fez. Seria justo o governo Islandês extraditar Hosmany, fazendo exatamente o contrario do que o governo Brasileiro fez no caso Batisti ou não dar um troco pela Italia e não extraditar, já que Hosmany foi preso em plena ditadura militar e seus crimes, bem como o do Cesare Batisti na Italia.
Se a defesa partir por este lado, poderiamos até dizer que o trafico de drogas e o roubo de áeronaves era para fins da revolução e do combate a ditadura, como forma de levantar fundos a causa política, seria uma hipótese a se levantar.
Mais uma vez afirmo, sou favorável a extradição de ambos, Hosmany e Batisti como condição para a mesma, que cada governo se comprometa a refazer um novo julgamento, o que seria justo e traria vantagens de relacionamento entre os países.
Claro que neste ponto podemos esbarrar em parâmetros judiciais, já que a Italia tem penas mais severas que o Brasil, confesso que desconheço a legislação penal da Islândia para fazer uma mesma afimação ou contraria, porém, a propósta de um novo julgamento seria o mais cabível.
O que sei e que me pareceu proveitoso neste caso, claro que para fins comparativos. É que justamente aconteceu com o Brasil o que fizemos com a Italia, nos omitindo a discutir a situação de um foragido, dando-lhe asilo por afinidades politicas e não por mérito de questão, o que acredito que a Islandia acabe fazendo. Pena que o Hosmany não tenha sido preso na Italia, pois teriamos aí um ponto interessante, teriamos uma troca de presos? Hosmany x Batisti, ou acabariamos ambos paises com um exilado capaz de enriquecer (mesmo que pouco) a literatura local?
Outro ponto levantado e dado destaque na máteria da Globo é que ao zombar do nosso sistema carcerário dizendo que as autoridades Brasileiras deviam ir à Islandia ver como se faz uma cadeira reformadora de individuos se fez como um grito da nossa própria população, que se choca a cada crime cometido e a cada imagem de celas mega-hiper lotadas em presidios Brasileiros.
As perguntas que deixo a vocês são:
  1. Você acha que a Islandia devia extraditar Hosmany? Sim ou Não (porque)
  2. Você acha que devemos rever nosso sistema carcerário se expelhando na Islandia ou em outros países? Porque?
  3. Deveriamos extraditar Cesare Batisti ?
Para acompanhar os artigos publicados em relação a Cesare Batisti
  1. Refugiado Politico ou Criminoso (Clique Aqui)
  2. Os Atletas saem o terrorista fica (Clique Aqui)
  3. Caso Batisti (Clique Aqui)
  4. Campanha Fora Batisti (Clique Aqui)
  5. Vamos Protestar (Clique Aqui)
Muito Obrigado a todos por lerem mais esta matéria, deixe um comentário com seu pensamento, faça parte desta discução e mostre que também é detentor de um Pensamento Urbano.
Um grande Abraço
Atila City

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Obrigado por dividir conosco seus Pensamentos

De onde vem os Pensadores

Direitos Autorais

Creative Commons License Pensamentos Urbanos esta licenciado por Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License. Todo conteudo pode ser copiado, desde que mencionado a fonte. Obrigado

De onde vem?

http://www.lojadascanecas.com.br/Parceiro.asp?CodParceiro=2108

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO