Translate

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish

Cursos on line

6.4.09

Ensino no Brasil - Sucateado e progressivo






Motivado pelo Blog Dr. Negociação que colocou em debate a educação do País em tempos onde a internet vem fazendo a cabeça de muitos jovens e alguns professores tendo a necessidade de se atualizar para acompanhar a “moçada”. (http://www.adequacao.com.br/blog/2009/02/google-yahoo-uol-aol-blogs-escolas-digitais-qual-a-sua-opiniao/ )
Muitos pensadores participaram efetivamente do debate, incrementando e auxiliando a proposta de um caminho e uma solução para este dilema.
O tema foi assunto do Programa Dr. Negociação exibido no canal 102 da Sky e na internet (inclusive aqui no Pensamentos Urbanos).
Hoje especialmente motivado por este aspecto e pela onda de violência que vem assolando as escolas do Brasil, onde professores tem sido agredidos por seus alunos, e em alguns casos até chegando a parar em hospitais devido as lesões.
Como bem sabemos a educação publica no Brasil esta passando por uma degeneração imensa, os professores desmotivados, cansados e estressados com uma intensa necessidade de se reciclar e por outro lado, alunos reféns de uma sociedade discriminante, do crime organizado, da violência (sexual, social e militar).
Infelizmente neste quadro aquele que mais perde é a sociedade, quero dizer todos nós! Atualmente, onde para encontrar qualquer coisa de determinado assunto basta digitar no Google nisso vem uma lista imensa de conteúdos relacionados ao tema. Conseguir qualquer informação tornou nossos estudantes mais exigentes, mas nem sempre mais preparados
Enquanto o modelo imposto de educação publica não conseguiu acompanhar, existe uma política de progressão continuada, que foi criada para diminuir o índice de reprovação do ensino publico (o que evidenciava a fragilidade do modelo adotado) e que acabou por conseqüência distanciando o professor da capacidade de aprendizado do aluno.
E nessa onda a internet, que além de um campo de pesquisa se tornou ponto de debate sobre diversos temas abre as portas para pensadores que se preocupam com a solução e mesmo de forma indireta propõe mudanças no quadro cada vez mais sucateado em que se encontra nossa “Educação”. Existem espaços como blogs, jornais, web sites específicos para educação, muitos amplos e capazes de sanar as duvidas tantos dos alunos quanto as dos professores, porém, não se resume a isto o problema, uma reforma completa na educação Brasileira a cada dia se torna ainda mais necessária, estamos em um mundo paranóico com uma crise econômica que surtirá efeitos na geografia política mundial e países que não amparam seus cidadões, mesmo que eles ainda não são os que podem votar no candidato X ou Y, e nisso podem acabar sofrendo com revoltas, pseudo revoluções e até mesmo uma guerra civil, claro que naturalmente não gostaria de que algo assim ocorre-se no Brasil, porém, se não olharmos para nossas crianças e continuemos a tratar nossos educadores como lixo, logo ocasiões catastróficas serão inevitáveis.

Particularmente tenho uma relação com a causa, não sou professor, mas porque fui um aluno da escola publica e que sentiu na pele o ensino de hoje (ta bom, não até hoje, mais de 1990 até 2003 estudei em escolas publicas e 13 anos não é pouca coisa). Lembro que a primeira manifestação na qual me fiz presente foi a dos professores, eu fui convocado pela diretoria da escola a participar. Com o intuito de ser um representante dos alunos, a campanha da manifestação na época é a mesma que a que ocorrerá por estes dias, uma melhor bonificação e condições mais justas e seguras de trabalho. Como um ex- aluno do ensino publico me sensibilizo com a causa, por saber como é difícil entrar em uma escola e não conseguir assistir aula por falta de infra estrutura, por falta de um professor com saúde (maior parte de faltas de professores tem ligação com a debilidade em sua saúde, tanto física quanto psicológica), por falta de higiene nas instalações, por falta de segurança, enfim, sensibilizado com o tema e motivado pelo DR. Nacir (Dr. Negociação) deixo esta reflexão com uma proposta, qual sua visão do ensino no Brasil?
Qual seu ponto de vista sobre as vantagens e desvantagens do nosso modelo de ensino?
E para finalizar; O que pensa que deveria mudar no ensino Brasileiro?

"O professor medíocre descreve,
O professor bom explica,
O professor ótimo demonstra e
O professor fora de série inspira ..."

William Arthur Ward


Sem mais delongas, obrigado a todos que conseguiram chegar até aqui e se possível ajude a entrar neste debate tão importante para sociedade Brasileira como um todo.

Pensamentos Urbanos Orgulho de ser Brasileiro!

11 Comentários:

exoticlic.com disse...

a internet se usada direito digamos é a melhor ferramenta pra se aprender algo

Atila disse...

É minha amiga exotilic tem toda razão, se usada da maneira correta aprendemos muito, mas se conciliarmos a escola e o bom uso da internet salvamos milhares de pequenos brasileiros!
obrigado pelo comentário!

Daniel disse...

Sei bem o "sofrimento da classe", pois sou filho de professora. Infelizmente neste País, a educação nunca foi levada a sério, pois é preciso fomentar a "indústria da pobreza e ignorância". Um povo estudado é um povo culto, e um povo culto não aceita metade das coisas que acontece nesse páís. Um abraço.

http://contesta-acao.blogspot.com

Atila disse...

É daniel, sabe mais que muitos, ser filho de professor da ainda mais credibilidade a sua informação.
Comparando sua colocação a um povo culto ponho então o contra ponto.
Um povo burro é facilmente manipulado, facilmente manipulado é ainda mais enganado e minimizado em paramêtros sociais e individuais!

exoticlic.com disse...

meu medo?
de não realizar meu ideal, e medo de calorias comida sabe não me relaciono bem com isso.

medo de psicina e mar? acho que vc não é unico um medo bem besta é o da minha mãe temporais.

bjos friend

Pelirroja disse...

Oi, meu amigo! Aquele dia não consegui falar com você pelo msn, as mensagens ficavam voltando...


Eu tb sou filha de professora. Minha mãe também foi diretora e o problema não se resume simplesmente apenas à educação. Ela me conta casos de alunos, que ela tirava dinheiro do bolso dela para comprar cadernos, calçado e até comida para eles. De ter que se envoler, de ter que ajudar os pais, enfim.

Acho que a Internet é uma grande ferramenta, mas aí já caímos na discussão inclusão x exclusão social. Não são todos que têm acesso a um computador, muito menos a Internet. (Apesar de que pesquisas mostrarem que houve um aumento significativo na venda de pcs).

Na capital do país, existem escolas públicas que são exemplos, mas outras, principalmente dos arredores de Bsb, não têm nem estrutura física.

Um beijo e até mais!

Atila disse...

Ferroxia, medo de não cumprir seus ideias é bem vagloriante e de caloria e essas coisas, cuidado linda, sua saúde fisica e mental é importante, principalmente para teus amigos da blogsfera, agora tadinha da sua mãe, medo de temporais é complicado, principalmente em temos onde episódios como o de novembro em santa catarina vem ocorrendo com uma maior frequencia, fora enchentes e suas consequencias, e, é até justificavel dependendo do grau que o medo apresenta.
Pelirroja, as capitais geralmente tem este contraste, existem bairros com melhor infra-estrutura e outros mais debilitados.
Sua mãe foi professora do ensino publico? Poxa ela deve ter aprendido muito nesta sacrificante profissão, aprendido, se chocado, ensinado e mais que tudo mudado com toda essa mistura. Tenho um amigo que estudou comigo e hoje se tornou professor e o cara mudou muito, esta cada dia mais humilde (não que não fosse, mais esta clara sua humanidade e sentimento pelo próximo) porém, esta na pilha cheio de preocupações, provas, aulas e especialização..rs
Obrigado a vocês duas minhas queridas amigas pela participação no tema!

Nacir Sales disse...

Oi Atila,
Que beleza de debate, sala cheia!
Outro que também tratou de levar o debate para seu blog foi o Anderson Kleiton do Tecno Idéias (http://tecnoideias.blogspot.com/2009/03/o-papel-dos-blogs-na-educacao.html )
Atila, estamos realizando uma grande pesquisa nacional para identificar e entrevistar pessoas que educam com o exemplo. O grande encontro foi com um brasileiro fabulos,o Flávio Peralta, que assina o http://www.amputadosvencedores.com.br/

O Flávio Peralta subteu-se à amputação de seus braços para salvar a sua vida. Hoje, por meio do seu vitorioso site (55.000 acessos/mês) ele ajuda a pessoas em igual situação a tomarem a mesma e difícil decisão,além de proferir palestras em empresas, com seus exemplo de superação. Ele é o entrevistado do Dr. Negociação desta semana e ele é o exemplo de quem educa pela exemplo, que queremos compartilhar com todos. Agradeço, Atila, ao seu apoio no Pensamentos Urbanos.

Nacir Sales disse...

EXEMPLO DE INCLUSÃO BEM SUCEDIDO

O melhor exemplo de manejo da internet na educação vem sendo feito para a inclusão de brasileiros no mercado de capitais. Cursos em plataforma on line tem dado o tom e transformado a performances dos homebrockers. O mercado de Bolsa que antes era restrito e concentrado no eixo São Paulo/Rio agora explodiu e isto é fundamental para a capitalização das empresas e expansão da economia.

exoticlic.com disse...

tem selo pra vc lá no blog

http://www.exoticlic.com/2009/04/novo-layout-e-selos.html

Nacir Sales disse...

Atila, estou realizando uma pesquisa nacional para identificar casos de pessoas que educam pelo exemplo: já encontramos muita gente boa, o Flávio Peralta do Amputados Vencedores é um dos gigantes... http://www.adequacao.com.br/blog/2009/04/amputados-vencedores-a-vida-depois-da-perda/

Tenho encontrado histórias de primeira de gente que tem feito a diferença. Tais histórias estão sendo colecionadas no www.escoladeescolas.com.br

Isto, para contrabalancear com o quadro negro que encontramos na cena educacional brasileira.

Um abraço,

Nacir Sales

Postar um comentário

Obrigado por dividir conosco seus Pensamentos

De onde vem os Pensadores

Direitos Autorais

Creative Commons License Pensamentos Urbanos esta licenciado por Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License. Todo conteudo pode ser copiado, desde que mencionado a fonte. Obrigado

De onde vem?

http://www.lojadascanecas.com.br/Parceiro.asp?CodParceiro=2108

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO