Translate

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish

Cursos on line

18.3.09

Futum no Bumba

Hoje pela manha no famoso "Bumba" lotado, como de costume eu e minha esposa estávamos sonolentos escutando radio pelo celular, até que sobe um individuo, um senhor de uns 40 anos, sabe daqueles que usam camisa social aberta até a metade do peito, enfim, o senhor encostou-se ao nosso lado, não passou muito tempo para que minha esposa encosta-se seu rosto em meu peito, ela encostou o nariz bem pertinho, ficou alguns segundo e aproximou seu rosto de meu ouvido aí sussurrou : - Nossa meu, você sentiu esse cheiro?
Só que eu tenho uma deficiência oufativa, que muitas vezes me salva de situações desagradáveis, porém, não é sempre que isso acontece e por uma ironia do destino, meu nariz captou o mal cheiro vindo daquele homem!
Eu particularmente me preocupo com o meu cheiro e como ele irá afetar os outros ao meu redor, por isso sempre passo um anti transpirante e um perfume, para estar bem apresentável, o que não era o caso do rapaz ao meu lado naquele momento.
Sabe é até aceitável no final da tarde exalar m certo mal cheiro de suor, já que trabalho o dia inteiro, mas as 7 horas da manha é uma situação no mínimo chata.
Bom até o senhor descer procurei não dar atenção ao cheiro que povoava aquele "buzão", mas não tinha como, parecia que perseguia, então resolvemos mudar de lugar, eu não era obrigado a sentir o perfume daquele homem, esta solução amenizou o problema, mas não tirou o fato da cabeça, vim para o serviço pensando nas origens do cheiro, pode ser falta de banho, pode ser que o cara não tinha grana para comprar um desodorante, poderia ser mil coisas, até que me veio a cabeça, o cara pode ter acido úrico!
Pode parecer engraçado, mas tinha um amigo (que também exalava um cheiro forte de suor, que mesmo ao sair do banho fedia muito) que falava que tinha acido úrico, e depois de um tratamento médico conseguiu vencer o "Futum".
Porém, na internet não encontrei vinculo nenhum entre acido úrico e o CC, o que me levou a crêr que o cara devia ser parente deste meu amigo ou que fosse um problema de saúde mesmo, e navegando pela net, claro curioso como sempre cheguei ao site ABC da Saúde que é muito completo, tem dicas e curiosidades vou colocar aqui um pouquinho do que encontrei por lá sobre mal cheiro:

Sinônimos:

Hiperhidrose - Bromidrose

Nomes populares:

CC – Bodum – Asa – Catinga.

Hiperhidrose significa suar excessivamente e Bromidrose é o termo usado para se referir aos cheiros desagradáveis do corpo humano. São termos médicos para as denominações populares acima citadas.

Suar excessivamente sem motivo normal aparente, denomina-se hiperhidrose. Se o suor apresentar um cheiro denomina-se bromidrose.

Para entendermos o assunto suor e seus cheiros, de início é necessário saber que o corpo humano tem dois tipos de glândulas sudoríparas, as Écrinas e as Apócrinas.

As écrinas atuam desde os primeiros dias de vida, estão espalhadas na pele de todo o corpo e sua função é a de atuar na regulação da temperatura corporal. Se a temperatura do corpo for elevada, aumenta a produção de suor e quando frio, diminui. A evaporação do suor retira calor do corpo. A composição principal do suor produzido por estas glândulas é água e alguns eletrólitos, como sódio e potássio. Este suor é drenado pelos poros da pele e usualmente não tem cheiro.

As glândulas apócrinas tem outras caraterísticas. Se desenvolvem mais em certas áreas do corpo, como as axilas, na parte cabeluda da cabeça e nas regiões pudendas. A secreção destas glândulas é drenada, não por poros da pele, mas pelos folículos dos pelos destas regiões. Este suor, além de água e eletrólitos como o das glândulas écrinas, contém ainda gorduras e proteínas e alguns outros elementos como hormônios e alcalóides derivados de certos alimentos que podem produzir odores próprios. Com a puberdade estas glândulas intensificam a sua atividade aumentando a secreção de um suor mais propenso a produzir odores.

Bromidrose, o mau cheiro do suor não depende da quantidade suada.

fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?623

E para ler mais sobre o assunto leia o site ABC da Saúde (clique aqui)





Agora para nosso amigo do ônibus, um bom banho e um refrescante anti-transpirante podem auxiliar muito, sem contar que o fará passar menos vergonha ao subir num ônibus lotado, afinal do lado de quem você prefere estar, de alguém com um perfume agradavel ou sem cheiros caracteristicos ou do lado de alguém que parece ter dormido com um gambá?

2 Comentários:

Pelirroja disse...

Huheuheuheue! Eu tinha lido esse post uns dias atrás, mas não tinha conseguido comentar...

Mas essa é uam situação complicada. Sou muito sensível a cheiros, e cheiros fortes como fudum, lixo ou vômito me fazem passar mal, até enjoar e enfim...

Essas coisas acontecem o tempo todo, ainda mais em ônibus. Apesar de engraçado, não podemos julgar as pessoas... O que inevitável, porque a primeira coisa que a gnt faz nessas situações e pensar mal da outra, mesmo não sabendo de fato o que se passa...
Complicado!

Pensamentos disse...

Mas para ter uma idéia eu tenho 30% do olfato.. mas temos que ver que nem sempre é culpar a falta de banho, pode ser a saúde da pessoa, o melhor mesmo é indicar duas coisas um banho relaxante e um médico se este for o caso!
obrigaro Peli pelo coments. bom ver vc de volta

Postar um comentário

Obrigado por dividir conosco seus Pensamentos

De onde vem os Pensadores

Direitos Autorais

Creative Commons License Pensamentos Urbanos esta licenciado por Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License. Todo conteudo pode ser copiado, desde que mencionado a fonte. Obrigado

De onde vem?

http://www.lojadascanecas.com.br/Parceiro.asp?CodParceiro=2108

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO