Translate

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish

Cursos on line

2.2.09

OS ATLETAS SAEM, O TERRORISTA FICA

* Por Maria Rachel Coelho

Em 4 de agosto de 2007 , os pugilistas cubanos Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara, que vieram participar do Pan, foram deportados para Cuba. Os dois haviam fugido da Vila do Pan , e por ordem do Ministro Tarso Genro foram capturados e extraditados.
A deportação dos atletas provocou polêmica embora Tarso Genro, tenha garantido que foi tudo dentro da lei. Na ocasião, segundo Tarso, os fugitivos teriam "praticamente implorado" para voltar a Cuba. Ninguém, advogados ou imprensa puderam verificar a veracidade da versão "aloprada" de Tarso. Ficou pelo dito.

A mentira desmoronou quando meses depois o pugilista Guilhermo Ringondeaux, o mais famoso dos dois cubanos extraditados, conseguiu fugir da ilha navegando num pequeno barco em mar aberto por 200 quilômetros.
Nos últimos dias a polêmica é sobre Cesare Battisti, um terrorista, responsável por 4 homicídios, crimes hediondos que nada tem a ver com o estatuto dos refugiados políticos.
Mas para Battisti existe advogado com experiência no assunto. O ex-deputado federal pelo PT,
Luiz Eduardo Greenhalgh, defende o italiano.

Para quem não lembra Luiz Eduardo Greenhalgh foi escolhido pelo Partido dos Trabalhadores para acompanhar o inquérito policial sobre a morte do prefeito de Santo André Celso Daniel, em 2002.
Celso Augusto Daniel foi sequestrado, torturado e assassinado em 2002 Após o início das investigações, sete testemunhas morreram, todas em circunstâncias misteriosas. Familiares do prefeito morto acreditam na hipótese de crime político porque o prefeito detinha um dossiê sobre corrupção na prefeitura de Santo André.
Até agora nada. O único fato novo foi uma homenagem da Faculdade de Engenharia do Centro
Universitário Fundação Santo Andréque leva seu nome.
Já no caso Battisti , o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, criticou a concessão do refúgio, sob alegação que Battisti não corresponde aos requisitos básicos para se manter no Brasil. De acordo com Amorim, a posição do Itamaraty foi exposta na reunião do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), durante a qual tanto assessores do Itamaraty, quando o Procurador-Geral da República, Antonio Fernando de Souza, deram pareceres favoráveis à extradição de Battisti à Itália.
Apesar do Procurador-Geral da República, Antonio Fernando de Souza, ter negado por duas vezes o pedido de asilo e dado pareceres favoráveis à extradição de Battisti à Itália, de acordo com a lei, era possível recorrer da decisão ao ministro da Justiça, e Tarso Genro, concedeu o refúgio. A Itália está indignada com a decisão.

O governo Brasileiro se coloca ao lado do terrorismo internacional e atinge em cheio nossa pretensão de manter e aprofundar nossa presença nos debates dos principais foros de governança mundial.
A Itália, Presidente temporária do G8, salientou que os países desse grupo e seus colaboradores, como o Brasil, "serão chamados a confirmar seu compromisso formal e a promover ações cada vez mais eficazes no combate ao terrorismo internacional".
A mensagem lida no Itamaraty, foi uma advertência de que Lula pode ser eliminado da lista de líderes chamados ao encontro anual de cúpula, entre os próximos dias 8 e 10 de julho. Mesmo que venha a ser convidado, tenderia a passar por uma constrangedora cobrança do governo italiano, caso o refúgio seja mantido.
Mas um presidente que se nega a indicar um nome como o de Cristovam Buarque para concorrer a direção executiva da Unesco, o que seria um grande passo para essa pretensão do Brasil em incorporar o G8 não está muito preocupado com a imagem brasileira no exterior. Muito menos na Itália.
Da Itália o que Lula queria já conseguiu. A cidadania italiana para a “Dona Marisa Letícia”, o que foi estendido para todos os filhos do casal.
É... Um dia pode ser necessário... Só o Presidente não entrou no pacote. Sem problemas. Ele consegue abrigo com um de seus “companheiros” vizinhos latino americanos.
Mas se o Supremo Tribunal Federal, corte suprema brasileira que é composta por 11 ministros, dentre os quais 9 deles foram indicados por Lula, confirmar essa decisão no caso Battisti, o governo terá que repensar seu slogan “Brasil, um país de todos”. Ou então, buscar os atletas de volta.
Quem sabe até chamar o Bin-Laden. Esse então, com a cara de mendigo que tem, merece até uma bolsa família!


Artigo publicado dia 26 de janeiro de 2009 em
www.educacionista.org.br/jornal
http://www.mariarachelcoelho.blogspot.com/

Link da Matéria: http://cidadaniaejustica.blogspot.com/2009/01/os-atletas-saem-o-terrorista-fica.html

Agora para fazer uma observação: não é somente o Pensamentos Urbanos que se prostam a favor da extradição, muitos pensadores Brasil afora tem apoiado a causa! Obrigado a todos

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Obrigado por dividir conosco seus Pensamentos

De onde vem os Pensadores

Direitos Autorais

Creative Commons License Pensamentos Urbanos esta licenciado por Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License. Todo conteudo pode ser copiado, desde que mencionado a fonte. Obrigado

De onde vem?

http://www.lojadascanecas.com.br/Parceiro.asp?CodParceiro=2108

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO