Translate

Translate to Arabic Translate to Bulgarian Translate to Simplified Chinese Translate to Traditional Chinese Translate to Croatian Translate to Czech Translate to Danish TTranslate to Dutch Translate to English Translate to Finnish Translate to French Translate to German Translate to Greek Translate to Hindi Translate to Italian Translate to Japanese Translate to Korean Translate to Norwegian Translate to Polish Translate to Portuguese Translate to Romanian Translate to Russian Translate to Spanish Translate to Swedish

Cursos on line

11.2.09

Beber, cair e levantar


Esta semana em uma universidade de Leme, o famoso trote com os calouros esquentou os noticiários, dois alunos do curso de Veterinária acabaram no hospital em coma alcoólico passando por situações humilhantes, como pedir dinheiro, ser pintado (corpo todo) e andar em fila indiana semi agachado como se fossem elefantes segurando o rabo do ser a frente.
Meu, minha irmã estuda lá, e ainda não falei com ela sobre o caso. Me enviaram um email dizendo os riscos de trotes, que temos alguns exemplos que foram trágicos.
Episódios que deveriam ser saudaveis, uma boa vinda aos novatos tem retratado cenas de selvageria e completo caos, nossos jovens perdem o limite nestes encontros, alguns abusam de bebidas, outros de drogas, todos abusam de euforia. Lá vem um bixo, vamos fazer ele pedir dinheiro? Vamos pintar a cara dele? Vamos cortar o cabelo? Vamos ... vamos? Ai nesta onda as coisas vão esquentando, cachaça vai, caipirinha vem, Ah que tal dar um chute na bunda do bixo? vamos... VAMOS? -grita em coro os veteranos.
Bom, todos nós sabemos que havendo respeito e brincadeiras que simbolizem as boas vindas, pode ser um ponto de encontro legal. Mas quando rola exagero podem trazer consequências graves.
E aos bêbados de plantão, um recado vindo da Alemanha: A justiça irá processar o dono de um Bar, sob a acusação de fazer um adolescente beber até a morte.
O dono do buteco apostou com um adolescente quem bebia mais, e como um bom botequeiro ele bebia água enquanto o jovem mandava para a mente 45 (Porra! quarenta e cinco) taças de Tequila, o rapaz entrou em coma alcoólico e ficou por quase um mês. Infelizmente o ato etílitico lhe custou a vida.
Também pudera, foi encontrado uma a concentração de 4,4 miligramas de álcool por litro de sangue. Ele nem recobrou a consciência falecendo por envenamento causado pelo álcool.
Fica ai a lição: caso queira apostar com o dono de um bar para ver quem bebe menos, por favor não se esqueça de não chegar a 45 taças de tequila, e que talvez não terá condições de dirigir depois, se notar que esta muito embriagado, agarre o primeiro amigo que esteja ao lado e peça para ele chamar o Táxi da Samu.
Cuidado com o tanto que bebe, pode ser fatal como o caso do Alemão, ou pode te deixar com uma ressaca que você preferia era ter morrido!

E no radio os butecos a musiquinha vibra o refrão:
Beber cair e levantar! Beber cair e levantar!Beber cair e levantar!Beber cair e levantar!Beber cair e levantar!Beber cair e levantar!Beber cair e levantar!...

3 Comentários:

Gisele Moura disse...

Oi Atila, obrigada pelo comentário, no meu blog. Vou linkar o seu lá também.
As pessoas não sabem o que é um constrangimento moral, e muitos chefes o fazem com plena liberdade de ação. Em algumas empresas são premiados aqueles que assediam e não os que são constrangidos e fazem seu trabalho honestamente com competencia. O assediador nem sempre é um chefe competende, muito pelo contrário o fato de constranger, coagir e assediar um subordinado o transforma em perdedor. Mas isso é outrahistória. Eu to com você em gênero e grau na questão do trote. Acho um constrangimento absurdo. E a acho que tudo que se transforma em coação não faz bem. Até mesmo doar sangue, embora um ato cidadão pode dar problemas para aqueles que tem fobias a agulhas e instrumentos pontiagudos. Ser humano e lidar com outros sere tão humanos quanto nós não é fácil. Mas a cidadania é para todo mundo. Eu postei no meu blog uma campanha alemã contra o excesso de uso de alcool. É interessante por que fala diretamente aos jovens que tem medo de pagar mico. Mostrando o que vai acontecer quando ele ficar para lá de marrakesch chamando Urubu de minha nêga. O tema é "Don´t drink too much! Stay Gold!" É meio pesadona mas eu acho legal por que mostra a realidade.O que mais me deixou constrangida foi que esses rapazes que alegam ter sido só um trotinho que deveriam ter uma punição, são os veteranos de um curso de engenharia veterinária. Eu sempre me senti feliz com a sensibilidade dos veterinários do meus dois poodles. E um deles veio do interior de São Paulo. Eu sei que todo mundo merece perdão. Eu fico imaginando mesmo é que se eles trataram assim um ser humano, como vão tratar uma vaca, um roedor, uma pato ou mesmo um cachorro sem dono. Por que animais de donos ricos a gente sabe que serão bem tratados mas e os animais que não têm ninguém por eles? E a outra coisa que eu sempre achei que deveria ser coibida é o uso do alcool nas universidades brasileiras. É fiz dois de engenharia florestal e vi que muitos dos alunos da engenharia e agronomia aos 18 já bebiam tanto quanto um alcóolatra. Além do habto das drogas. Em alguns cursos beber da um certo status, como em outros o fumar maconha ou cheirar pó. O que dá status mesmo é a vida saudável. Aqui, na Áustria, onde o uso de drogas é discriminalizado é deprimente e ver a cara dos usuários, que o fazem por que querem e tem esse "direito". Eu só não sei onde o mundo vai parar, desse jeito. De qualquer forma acho que começar a beber aos 18 anos algo muito complicado. E coagir alguém a fazer isso é pior ainda.Sou contra esse tipo de trote! E tenho dito.

Daniel disse...

Esse "veteranos" passam dos limites. Uma coisa é a brincadeira, a balburdia, outra é a humilhação e o constragimento. Jamais me submeteria a isso! Um abraço.

http://so-pensando.blogspot.com

Pelirroja disse...

Como eu disse no outro comentário, as pessoas perdem completamente noções de limite e respeito.

Existem alguns trotes legais, como fazer os calouros arrecadarem alimentos, roupas etc para ajudar instituições e comunidades carentes... Por que não usar o trote universitário para o bem?

Postar um comentário

Obrigado por dividir conosco seus Pensamentos

De onde vem os Pensadores

Direitos Autorais

Creative Commons License Pensamentos Urbanos esta licenciado por Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License. Todo conteudo pode ser copiado, desde que mencionado a fonte. Obrigado

De onde vem?

http://www.lojadascanecas.com.br/Parceiro.asp?CodParceiro=2108

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO